Devido ao crescimento acelerado das áreas urbanas e à elevação do padrão de consumo da população, vários problemas ambientais surgiram devido tal crescimento um deles é a erosão urbana.
A erosão urbana é provocada principalmente, pelos desmatamentos e povoamento da população menos favorecida em áreas de risco, já que esta é obrigada a passar por tal situação, pois as áreas nas quais seriam propicias para a habitação é destinada somente à classe média e alta.
No Brasil, erosões são comuns, pois é um país tropical e com alto índice de pluviosidade.Alguns estados como Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais é comum o surgimento desse fenômeno. Vale ressaltar também, que além das conseqüências devassadoras, principalmente às pessoas de baixa renda, a areia e as pedras que descem o morro, provocam assoreamento de rios, lagos, provocando enchentes urbanas.
Saneamento e lixo urbano
Uma das principais necessidades de uma população hoje é o saneamento básico, no qual a água potável, uma linha de esgoto adequada, são fatores primordiais, para uma população viver com segurança e de forma saudável.
Com o crescimento das cidades, surgiu outro grande problema, o destino do lixo sólido produzido pelas cidades.
Em sua maioria, esse destino são os lixões a céu aberto e que resulta em diversos problemas ambientais.
Em suma, com o desenvolvimento dos países, novos métodos foram criados para o encaminhamento final desse material, que se não for acondicionado corretamente, traz muitos prejuízos à saúde. Como alternativas de solução, temos: a incineração, aterros sanitários, usina de reciclagem e outras.
Autor : Lucas Alexandre
Enfatiza bem conseqüências físicas da urbanização desenfreada imperatrizense.
ResponderExcluir