A ocorrência do crescimento populacional faz com que as cidades exerçam um papel urbano de fundamental importância ente vários aspectos em uma sociedade, porém nem todos estes espaços já com uma elevada concentração de indivíduos, chegam ser desenvolvidos, a ponto de mover uma economia. Característica essa das Metrópoles, regiões metropolitanas e megalópoles, cujos territórios exercem influência sobre todo o país, em que a respectiva cidade se encontra.
Metrópole: designa as cidades centrais de areas urbanas formadas por cidades do desenvolvimento urbano. Pode ser definida tambem por um conjuto de cidades cornubadas e que tem uma cidade principal que, geralmente, lhe dá o nome. Outra definição diz que a conurbação não é imprescindível para que haja uma metrópole.
Megalópoles: é uma extensa região urbanizada, por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade. São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente ausentes, ou ate mesmo nao existem A megalópole representa, ao mesmo tempo, concentração e dispersão. Concentração, pois a imensa zona urbaniza
Regiões Metropolitanas ou Áreas Metropolitanas: são aglomerações urbanas, uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo e cidades adjacentes, formando uma conurbação, a qual faz com que as cidades percam seus limites físicos entre si.
Nova York |
Trânsito de Tóquio - Japão |
Ponte Estaiada Octávio Frias |
Autores: Carol Araújo e Lucas Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário