Com o crescimento da industrialização, e consequentemente a geração de empregos, a população migra do rural para o urbano a procura de possuir uma vida mais saudavel, melhores serviços e consumir mais produtos. As possibilidades de emprego são minimas, e com isso uma parte da população que não consegue, começa a participar da economia informal, que são atividades não reguladas.
Rua totalmente alagada, pois não possui estrutura para o encanamento da água |
A definição de bairros pobres na ONU é pelos assentamentos precários: agua inadequada, falta de saneamento e infraestrutura, baixa qualidade estrutural e segurança nos domicílios e comércios. O poder público ignora os problemas sociais desses lugares, e com isso a cidade cresce com planejamento apenas para as pessoas que têm condição de viver em um bairro melhor.
Essa diferença do crescimento na cidade gera uma divisão: de um lado as cidades formais, com seu amplo comércio, muitos edifícios,construções legalizadas, serviços urbanos, shoppings, bancos, etc. De outro, as cidades informais, que não contam com os memos benefícios que as formais, tendo a infraestrutura precária, em areas desvalorizadas, sem serviços de saúde, etc.
Imperatriz é uma cidade segregada, pois vive entre o meio termo. Em certos pontos, ela possui lugares com infraestruturas que a classificaria de cidade formal, pois possui muitos edificios, shopping – e agora com mais outros que estão sendo construidos -, condomínios, bancos, viadutos, comércio diversificado, etc. No entanto, por outro lado, Imperatriz possui lugares com infraestrutura baixa, moradias precárias, falta de serviços públicos e equipamentos urbanos etc.
Bairro: 3 poderes (Imperatriz) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário